Este peixe é mais uma das preciosidades que podemos encontrar nos pratos dos vilaplanenses.
"A faneca espécie "Trisopterus luscus" muito vulgar no litoral costeiro de toda a nossa plataforma continental. A faneca aproxima-se mais da costa durante os meses de Outono e Inverno, quando atingiu já a maturidade. No seu estado juvenil prefere os estuários para nidificar. Este peixe varia consideravelmente de tamanho, sendo o seu comprimento médio cerca de 25 cm.
A faneca nada geralmente em grandes cardumes nas águas frias das profundidades da nossa plataforma continental. De natureza muito gregária é no cardume que ela encontra meios de defesa contra possíveis predadores.
(...)
(...)
A faneca é essencialmente um peixe carnívoro. Carnívoro quando atinge a maturidade e desta forma se encontra adaptado a perseguir pequenos peixes bem como manchas planctónicas de crustáceos e alevins. No entanto, durante o seu estado juvenil, pode adquirir outros hábitos alimentares como são as algas e os vegetais em geral. Tudo indica, olhando os pequenos mas afiados dentes que ostenta nas suas maxilas, que na sua forma definitiva leve uma vida de depredador, alimentando-se desde as formas animais já descritas até a uma gama muito extensa de pequenos invertebrados. Ao alimentar-se junto aos fundos, a faneca tem por hábito soprar contra estes pequenos jactos de água, criando desta forma nuvenzinhas de areão, o qual ela ingere conjuntamente com possíveis seres que ela contenha." *
Sem comentários:
Enviar um comentário